domingo, 20 de fevereiro de 2011

Chapéu Panamá um clássico da moda

 
História

A matéria-prima para a fabricação dos famosos Chapéus Panamá é a folha de palma (cardulovica Palmata), conhecida pelo nome de "Paja Toquilla".
Essa planta se cultiva principalmente nas partes montanhosas da Costa e do Oriente equatorianos, nas províncias de Manabí, Guayas, Esmeraldas e Morona Santiago.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram ao que hoje em dia são as províncias de Guayas e Manabi, registraram nativos (indígenas) usando chapéus de palha que cobriam suas orelhas e pescoços.
Esse chapéu dos nativos conseguiu seu nome simbólico quando Teddy Roosevelt participou da inauguração do Canal do Panamá (1913) e recebeu como obséquio um chapéu de palha equatoriano e, sem saber sua verdadeira procedência, agradeceu o presente referindo-se a ele como Chapéu Panamá.
panama

Sabemos hoje que o "Chapéu Panamá" é feito no Equador. Os segredos para a fabricação desse chapéu são passados de geração em geração e, mesmo atualmente, segue sendo totalmente manufaturado principalmente em Cuenca e Montecristi.



Inspiração para usar o chapéu Panamá que sempre será um clássico da moda